18/02/2010

tenho vergonha desse evangelho

"...o Arena Beats mostrou a força evangelística ao trazer, por meio dos líderes das Arenas, jovens que frequentaram pela primeira vez uma festa respaldada nos valores cristãos." 

Que valores seriam esses? Uma moral mais elevada que a dos confessadamente descrentes? Uma moral que diz que sexo antes do casamento é errado e beber bebida alcóolica também? São esses os valores cristãos respaldados em uma festa onde caricaturas de pessoas tementes a Deus são ridicularizadas pelos seus participantes, a princípio, cristãos? (veja a foto ao lado) E a Palavra Sagrada é usada como fantasia? São estes os valores cristãos?

Esta foto foi retirada do site da igreja Sara Nossa Terra e foi realizada durante mais um evento gospel; o Arena Beats, um tipo de festa à fantasia que aconteceu no final do congresso de carnaval da SNT do DF.


Que tipo de Evangelho é esse? Que tipo de geração está sendo criada dentro das atuais igrejas evangélicas?

Parece ser semelhante a geração que Cristo viu na Jerusalém de seu tempo (Mt 11.16). São meninos que sentam na praça... esta geração considera aqueles que decidem viver na contramão de seu mundanismo como endemoniados, como fariseus contemporâneos, tal qual faziam com João Batista (Mt 11.18), ao mesmo tempo, fazem exigências sobrenaturais daqueles que declaram buscar santidade, como faziam com Cristo (Mt 11.19).

No entanto é este evangelho precário e desprovido de real arrependimento e busca por santidade que predomina no Brasil. Um evangelho feito de marketing e estratégias de aglomeração e não de Palavra de arrependimento... não de Palavras de esperança e salvação... mas de palavras positivas, pão e circo.

Recentemente, em entrevista ao Jô Soares, a "popstora"(?) Baby do Brasil, usou frases como: "arrancar Deus do trono", "tomar o céu por violência" (contra Deus, colocando-o contra a parede)*... além de afirmar que o citado apresentador era salvo por ser "casca grossa"(?). Por fim, afirmou que o Pres. Lula era um "grande homem de Deus".

Quero apenas pegar essa última afirmação dessa sacerdotisa para ilustrar um pouco meu texto. Em 2005, quando Lula foi ao Vaticano para o funeral do papa João Paulo II, um repórter perguntou se ele se confessara. O nosso presidente afirmou ser um "homem sem pecados". (clique aqui para ler reportagem)

Em 1 João, 1.9-10, o apóstolo João escreve: "...se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para os perdoar ... se dissermos que não temos pecado, O fazemos mentiroso, e Sua Palavra não está em nós".

Eu realmente não sei se o sr. Luís Inácio Lula da Silva já se arrependeu de tal ato insano contra o Rei dos Reis, ao chamar o próprio Deus de mentiroso (foi isso que ele fez amados, não sou eu quem afirmo, mas a própria Palavra, se não concordas, te entendes com Deus). Mas como então nós brasileiros, cristãos, ateus, batuqueiros, espíritas, muçulmanos,... ainda não vimos nenhuma mudança neste homem sendo ele um "grande homem de Deus"?

A igreja dita cristã não consegue mais confrontar o pecado (também não acredito que ela queira isso), é incapaz de andar em direção oposta ao mundo... procura fazer amizade com o mundo para "convencê-lo", não do pecado, mas que Deus existe... como se isso fosse algo grandioso... ora... até os demônios crêem em Deus, e tremem (Tg 2.19)... não há nada de espetacular em apenas crer em Deus... é necessário fazer sua vontade. É necessário ser amigo de Deus, e é impossível ter a amizade de Deus e a amizade do mundo de forma concorrente, pois as duas se repelem... são opostas... se amar um, odiará o outro.

São estes os inimigos de Deus... pois desejam mais o mundo... não aborrecem a ninguém por Deus (Lc 14.26)... amam o mundo e fazem amizade com ele.. tornando-se inimigos de Deus (Tg 4.4).

No entanto não tenho muita esperança... em tempos difíceis, em que a apostasia se instala no seio da igreja cristã, eu sou apenas mais um fariseu... mais um legalista... mais um imbecil que prefere o caminho estreito ao largo caminho que conduz semelhantemente a "salvação".


*Perdoem-me escrever essas palavras proferidas insanamente contra o nosso Deus.

autor: Daniel Clós Cesar

02/02/2010

a arte da falsificação

Ao abrir o site do MIR12 (mir12.com.br) encontra-se uma chamada para um texto de "estudo", intitulado: a honra e a prosperidade pelo discurso bíblico. O texto é este:

“Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) (sic)

Aparentemente é um texto bíblico, tem até referência, no entanto, uma análise mais apurada ou apenas um pouco de conhecimento bíblico leva qualquer leitor mais assíduo da Palavra de Deus à verificar que se trata de um simulacro, um "fake", diriam os cidadãos mais internéticos.

Busquei em pelo menos 12 versões, em língua portuguesa, espanhola e inglesa (se você não possuí muitas Bíblias em diferentes versões, pode usar de forma gratuita as Bíblias digitais dispostas na barra lateral deste blog). Em todas as versões que busquei, incluíndo a versão na linguagem de hoje, lê-se:

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

No versículo citado no site do Mir, ministério(?) liderado pelo apóstolo(?)  e doutor em números de significados sobrenaturais, Rene Terra Nova, o termo: "estas coisas" foi substituído por "todas as outras coisas". Você pode achar isso algo pequeno, mas lembremos o que diz Jesus, por intermédio de seu anjo a João, quando ele finaliza o livro da Apocalipse:

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." (Ap 22.18,19)

Então, qual o problema da substituição de "estas coisas" por "todas as outras coisas"?

Isso é que se pode chamar de pegar um texto e tirá-lo do contexto com algum outro pretexto.

É neste mesmo capítulo 6 de Mateus que Jesus diz para não se ajuntar tesouros na terra (v.19), que Jesus também diz que não se pode servir a dois senhores, Deus e Mamom (v.24) ressaltando após dizer isto, que ninguém deve ficar ansioso pelo dia seguinte (v.25)... Jesus então apresenta as aves do céu e os lírios do campo como exemplos para o homem, as primeiras tem comida sem semear e os últimos vestes sem necessitar manufaturar roupas para si.

Então Jesus diz:

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (v.31) Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;" (v.32).

e finaliza:

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Jesus está fazendo referência ao que ele disse na frase anterior e não como desejam os profetas da prosperidade terrena e satânica que afirmam que Jesus nos acrescentaria "todas as outras coisas", distorcendo a Palavra eles afirmam que Jesus promete a você tudo, quando o que Ele diz é: "Isso aqui não te faltará porque você vale mais que uma ave ou um lírio". O engano obviamente precisa ser sutil, ou ninguém seguiria estes tortuosos caminhos.

"Todas as outras coisas" incluem carros importados, casa própria com piscina, viagens em cruzeiros gospel e jatinhos particulares. "Todas as outras coisas" são aquilo que meu coração deseja e não o que Deus deseja, não o que Deus tem para cada um, mas o que cada um deseja para si. Nem é eu fazendo a vontade de Deus, mas Deus fazendo a minha vontade. Isso é perverso, isso é demoníaco.

Fidelidade ao Senhor não garante prosperidade financeira. Jesus não tinha nem mesmo cama para dormir (Mt 8.20). Os verdadeiros apóstolos, diferente dos "fake"-apóstolos de hoje, morreram em prisões, serrados ao meio, apedrejados, empalados, crucificados e queimados vivos... foram humilhados, tiveram fome e sede... foram torturados e serviram de espetáculo a homens sanguinários que os assisitiram serem devorados por feras famintas e treinadas para devorar homens. Mas combateram o bom combate, terminaram a carreira e guardaram a fé.

Deus tenha misericórdia e faça justiça aos abutres e seus filhotes. Pois como escreveu o profeta Isaías:

"Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra." (Is 23.14)

Maranata Senhor Jesus!

autor: Daniel Clós

* João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada Fiel (1994) in: http://www.bibliaonline.com.br
(Mt 6.33)*

01/02/2010

na frente de batalha - fev/10

Projeto Spurgeon
Com o objetivo de reunir uma coleção de textos (sermões e anotações) do pregador inglês Charles Haddon Spurgeon, este blog é hoje a mais completa biblioteca digital com textos traduzidos para o português do pastor do Tabernáculo Metropolitano de Londres. Inspirado no trabalho do site: www.spurgeon.com.mx, (da Igreja Batista da Graça da Cidade do México), Armando Marcos traduz e incentiva a que outros o ajudem nesse empreendimento... você não precisa sacar nada de sua conta bancária, apenas pegar um texto (inglês ou espanhol) e traduzir.

Conhecido como o Príncipe dos Pregadores, Charles H. Spurgeon
(19/06/1834 - 31/01/1892) é um exemplo de servo a ser seguido, e seus textos são de uma riqueza sem comparação à grande quantidade de lixo gospel produzido atualmente. Ao ler os calorosos sermões de C. H. Spurgeon, verificamos que o cristianismo decadente que contemplamos hoje pela TV já era intensamente combatido por ele no distante século 19.

Clique sobre o nome do blog para acessá-lo.

Estagiários da Redação